sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Antevisão da 7ª jornada


Arranque da Jornada e o Regresso de Hugo Leal


Estamos a poucas horas do inicio da 7ª jornada da Liga Sagres. O 1 º jogo da jornada coloca frente a frente o Setúbal e o estreante Trofense. O Setúbal vai jogar em casa e a equipa teima em estabilizar neste início de época e conta apenas com 7º pontos, o que os coloca na 12ª posição. Já o Trofense luta para sair do sufoco da última posição apenas com 1 ponto conquistado. O V. Setúbal joga em casa e penso que não irá ter muitas dificuldades para vencer esta partida. Destaque ainda para a contratação do ex-futuro astro do futebol português Hugo Leal pelo Trofense. Dá pena ver um jogador que mostrava ter tanto talento perder-se assim. Boa sorte! Acredito que ainda possas dar muito ao futebol português e a ti próprio. Felicidades!


Atenções centradas nos três grandes.

Benfica

O Benfica joga no domingo às 19h45 (Sporttv) em Guimarães a mais complicada deslocação na Liga até agora. Este jogo é muito importante para Quique Flores e para os seus jogadores. Não só porque, se vencerem mantém (ou podem até ampliar) a vantagem para os seus adversários directos, como também será uma injecção de confiança enorme para os jogadores que têm mostrado falta de confiança e desconforto com a vantagem no resultado. Curiosidade para ver como Quique vai escalar o plantel, após ter deixado Cardozo no banco e este ter entrado e marco o golo da vitória contra a Naval. E ainda, como irá Quique resolver o "miolo" do meio campo? Qual lençol curto, que para tapar o corpo destapa os pés e para tapar os pés destapa o corpo. Com Katsouranis e Yebda o meio campo perde na eloquência ofensiva, com Carlos Martins ganha magia e velocidade, mas perde solidez defensiva. O mesmo para a ainda mais problemática ala direita. Di Maria representa velocidade, perigo para a baliza adversária, desmarcações perfeitas, mas um vazio defensivo e um deficiente apoio ao lateral e ao "miolo". Já Rubem Amorim, trás uma grande segurança na ala direita e no apoio ao lateral e ao "miolo", mas raramente se aventura e quando o faz é com pouco perigo, não provocando quaisquer desiquilibrios. Por fim, a lateral esquerda? Será que Leo já aprendeu pela sua passagem pelo banco tudo certinho ? Jorge Ribeiro tem estado bem, fez inclusive a assistência para o golo da vitória frente à Naval. Mas, Leo, mais experiente não seria talvez uma mais valia para este jogo? Boa sorte Benfica! Sempre contigo! Quique faz o que tens feito até agora, um bom trabalho. Tens o meu apoio.

Futebol Clube do Porto

Outro jogo que aguardo com alguma ansiedade é o jogo do Porto. Este jogo amanhã na Figueira da Foz contra a Naval, será a meu ver, decisivo para as ambições da equipa, mas principalmente para Jesualdo Ferreira . No último jogo no Dragão, onde o FCP perdeu 2-3 frente ao Leixões, já se viram muitos lenços brancos e um resultado negativo na Figueira (mesmo um empate) pode incendiar definitvamente as relações entre o treinador e os adeptos, e em consequência, com a Direcção.
Com a Naval o FCP inicia um ciclo de jogos bem dificeis e fulcrais como visitante. Primeiro com a Naval, onde necessita vencer para não se distanciar (ainda mais) dos seus adversários directos e ganhar confiança para os jogos decisivos que se avizinham. A conquista dos 3 pontos na deslocação a Kiev para a liga dos campeões é decisiva para a passagem para os oitavos-de final e logo de seguida segue-se a deslocação à capital para jogar com o Sporting a 4ª eliminatória da Taça de Portugal. Os dados vão ser lançados amanhã para Jesualdo Ferreira e companhia, vamos ver o que vão ditar.


Sporting Clube de Portugal

Já aqui o nosso rival da 2ª circular, após empate em Paço de Ferreira na última jornada, segue para Vila do Conde onde vai jogar no sempre dificil terreno do Rio Ave no Estádio dos Arcos. Com os casos, que afinal não são casos, mas sim anedotas, porque o capitão Polga diz que até faz rir o balneário, vamos ver como irá o Sporting reagir ao empate da última jornada e à necessidade de conseguir os 3 pontos para não deixar Porto e Benfica fugir.
Os líderes Nacional e Leixões


Por fim, dou o merecido destaque aos dois líderes do campeonato.

O Nacional joga na segunda-feira na Madeira, mas na casa do seu rival Marítimo. A estatística favorece o Maritimo, mas este Nacional, já demonstrou não estar a respeitar as estatísticas esta época e vai em 1º lugar em igualdade pontual com o Leixões que joga em casa no domingo com o Paços de Ferreira que se encontra a baixo da linha de água, apesar de ter feito uma boa exibição contra o Sporting.

O Leixões encontra-se muito motivado após ter vencido o Porto no Dragão. Foram inclusive recebidos como autênticos deuses na Mercado em Matosinhos. Parabéns aos dois e desejo que mantenham a audácia de desafiar os "colossos". Finalmente coragem e alguma emoção no campeonato.

Boa jornada e quero gooooooooooolos!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Benfica na frente

O Benfica este fim-de-semana ao ganhar ao Naval na Luz, e beneficiando da derrota do Porto frente ao Leixões ( no Dragão) e do empate do Sporting em Paços de Ferreira, está finalmente na frente do campeonato...dos "3 grandes".
Tudo isto, devido ao até agora surpreendente campeonato do Nacional e Leixões que vão ambos na frente com 13 pontos, senão poderia mesmo dizer-se que o Benfica é lider do campeonato. Mas, o Nacional e o Leixões têm estado muito regulares, coesos. Dou os meus parabéns e o meu destaque a ambos, pois até agora estão a merecer estar na frente do campeonato.No entanto, algo não deixa de ser realidade.
O Benfica está a frente do Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Portugal, com mais 1 e 2 pontos respectivamente, o que já não acontecia desde a ultima vez que foi campeão na época de 2004/2005.Os meus parabéns ao clube que festejou ontem os cinco anos da nova ( e gloriosa) casa, o grande estádio da Luz.Parabéns à direcção, representada pelo seu Presidente Luis Filipe Vieira, ao Director Desportivo o SENHOR Rui Costa ( eterno MAESTRO), à equipa técnica, principalmente a esse grande "gentleman" do futebol, Quique Flores e finalmente a todos os jogadores que integram a equipa principal pelo trabalho realizado até agora que naturalmente está a reflectir na tabela da Liga Sagres.
Quanto ao jogo em si, não posso dizer que o Benfica fez um grande jogo, porque não o fez...Desta vez, não vou apontar o dedo a uma cabeça amarela, pois ela não teve lá, por consequência também não o posso fazer à pessoa que o não colocou lá dentro.
Quique Flores escalou para este jogo aqueles jogadores que à partida deviam jogar, com excepção na minha opinião apenas de um...Ruben Amorim. Foi inclusíve pelo lado onde este jogou, o lado direito, que o Benfica jogou coxo, sem imaginação e profundidade.
Quique viu bem o erro e colocou Di Maria no seu lugar ( a minha opção inicial para ocupar aquele lugar), no entanto, não surtiu grande efeito prático, Di Maria nada veio acrescentar ao jogo, aliás os golos nasceram de cruzamentos do lado esquerdo, onde tanto Jorge Ribeiro, mas principalmente Reyes ( mais um bom jogo) conseguiram criar os poucos desiquilibrios que existiram durante os 90 minutos de jogo.Quique leu bem o jogo ao fazer entrar Katsouranis para o lugar de Carlos Martins e Cardozo para o lugar de Suazo.
Pois bem, o miolo ganhou consistência e todos sabemos o grande golo que Cardozo marcou quando já pairava no ar (mais) um empate. De realçar a força de vontade e o acreditar da equipa após sofrer o golo da igualdade. Bons minutos finais a reter por Quique Flores.Mais uma vez, o Benfica a ver-se a ganhar encolheu-se, ficou com medo de trocar a bola e entregou-a precipitadamente ao adversário sempre que teve a sua posse. Sem querer tirar mérito ao Naval, que também o teve, mas o Benfica não se pode fechar assim a ganhar 1-0....
Quique Flores fala em "falta de confiança", algo que concordo, acredito que se o Benfica se continuar a ganhar jogos e a criar esse hábito, que na verdade não existia nas ultimas épocas, vai se notar confiança a crescer com o grupo. É muito importante, o grupo sentir essa confiança, pois ao estar a ganhar, cria a estabilidade necessária para trocar a bola com segurança, aguentando a bola em sua posse, para no momento certo desequilibrar e criar perigo concreto na baliza adversária.
Força SLB! Continuem o bom trabalho.

86 jogos depois

A 9ª jornada da Premier League, tinha como grande jogo o Chelsea-Liverpool. O Manchester era à partida o grande beneficiado com este encontro, pois iria independentemente do resultado, poder ganhar face à perda de pontos dos seus adversários directos ao titulo.
Mas, para isso teria que vencer....o actual campeão em titulo (Man Utd) entrou em campo no sábado frente ao Everton sabendo que tinha que ganhar para se aproximar do líder Chelsea e/ou ultrapassar o Liverpool. A jogar em casa do Everton advinhava-se uma dificil partida para os Red Devils, mas até começaram bem com um golo logo aos 22 minutos. No entanto, o Man Utd deve dificuldades no resto do jogo, onde Cristiano Ronaldo esteve muito apagado, o que permitiu ao Everton chegar ao golo do empate ao minuto 63. Ronaldo ainda teve uma grande oportunidade já ao cair do pano, mas desperdiçou-a, acabando o jogo empatado 1-1 e o Man Utd mais longe dos seus adversários directos.

No jogo entre o Chelsea e Liverpool este domingo, não estava apenas a disputa do primeiro lugar em casa, mas sim a (incrível) invencibilidade caseira do Chelsea de 1710 dias, 86 jogos! Depois do inicio fantástico do Chelsesa esta época (20 pontos em 8 jogos, com vitórias bem confortáveis) penso que ninguém esperava (certamente os fãs do Liverpool sim) que o Chelsea fosse perder este jogo em casa. A verdade é que este Liverpool já dava sinais de esta época ser um forte candidato ao título de campeão da Premier League, com exibições consistentes, a andar sempre no topo da tabela a poucos pontos do lider Chelsea. Não se pode dizer que o Liverpool tenha merecido vencer, mas foi ele quem marcou o único golo da partida....que por sinal foi bastante feliz ( que sorte!) para o Liverpool e muito infeliz para o Chelsea e principalmente para o "nosso" Bosingwa, a bola resalta nas suas costas e engana Petr Chech...o futebol é mesmo assim!O Liverpool, que não é campeão à 18 anos, está na frente do campeonato e a 3 pontos de distância da concorrência directa, Chelsea e do (surpreendente) Hull City que visitou e venceu o WBA por 3-0! É bonito ver-se estas equipas ( the underdogs) conseguirem intrometer-se no meio dos colossos. Parabéns Hull City, continuem!
Destaque ainda para o hat-trick de Robinho na vitória do Manchester City em casa frente ao Stoke City. Lembre-se que Robinho saiu esta época do Real Madrid e é já o 2º melhor marcador a um golo do campeonato com 6 golos, a apenas um do ( surpreendente!) Amr Zaki que esta jornada ficou em branco, tal como o seu Wigan que foi goleado por 4-0 frente ao Aston Vila.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Um goleador desconhecido à solta.

Neste inicio de época da Premier League ( 1ª Liga Inglesa) há um jogador (inesperado) que tem ofuscado, Drogba, Adebayor, Fernando Torres e até Cristiano Ronaldo. Pelo menos no que diz respeito ao número de golos. É verdade, tal como diz este "poço" de humildade que é (o nosso) Cristiano Ronaldo, na época passada "ninguém fez mais que eu" (!)
Já esta época não se pode dizer o mesmo, porque um tal de Amr Zaki decidiu abrir o "livro" e desatar a marcar golos. Este Egipcio de 25 anos do (modesto) Wigan em 8 jornadas já leva 7 golos, dois golos a mais que o segundo e terceiro classificados, Fernando Torres e Jermain Defoe (ambos com 5 golos), o que faz dele ( por enquanto) o melhor marcador da melhor liga do mundo.
Este facto não está a passar despercebido aos melhores clubes Ingleses e, a verdade é que já o Liverpool e o Manchester City ( do milionário que traçou uma equipa galática para os próximos anos) revelaram interesse no Egipcio. O jogador que está no Wigan por empréstimo pelo Zamalek, revelou antes de marcar dois em golos em Anfield Road (Estádio do Liverpool) que não estaria interessado em pensar no seu futuro antes do Verão.
Se continuar assim, acredito que a máxima "Ano Novo, Vida Nova" , se vai aplicar a Amr Zaki, com a vertente " Ano Novo, Clube Novo", uma vez que não acredito que o Zalamalek vá resisitir às libras que o Colosso Liverpool e o "futuro Galático" Manchester City vão estar dispostos a oferecer. Um jogador a acompanhar.

Para mais uma jornada da Premier League, destaco o clássico entre Chelsea vs. Liverpool neste domingo, com os portugueses Deco, Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho e o "nosso" amigo Scolari e companheiro Murtosa. Este Chelsea está a jogar muito,vontade de vencer e marcar sempre mais estão em destaque como Terry referiu esta semana. Com Mourinho "tínhamos uma mentalidade forte, em que íamos a um campo e fechávamo-nos, de modo a alcançar os três pontos”, já com Scolari "estamos ansiosos por insistir, conseguir o segundo golo e matar o jogo. Claro que às vezes os jogadores pensam que o 1-0 chega, e podemos tentar segurá-lo, mas nove em cada dez vezes temos vontade de insistir e acabar com o adversário. Essa é a diferença entre o que acontecia antes e o que acontece agora.” disse John Terry, capitão dos blues.

Um olho também no Everton vs. Man Utd de Ronaldo e Nani. Uma deslocação sempre dificil, na qual o Man Utd pode beneficiar com um eventual deslize do Chelsea frente ao Liverpool. Seja qual for o resultado entre estes dois clubes, o Man Utd vai sair beneficiado se ganhar... se escorregar e o Chelsea ganhar, as coisas podem se complicar para os Red Devils.

Por fim, o surpreendente Hull City tem que tem sido "embalado" pelo ex-benfiquista "Soneca" (Geovanni) ocupa o 3º lugar a 3 pontos do Chelsea deslocam-se ao terreno do WBA, que na ultima jornada foram goleados (5-0) pelos líderes do campeonato, o inevitável Chelsea.
Boa sorte a todos, e o desejo de mais uma jornada fantástica!

Quem ganha com isso somos nós, apaixonados pelo futebol!

Ainda não foi desta...

Ontem o ( "meu") Sport Lisboa e Benfica ( daqui em diante Benfica) entrou em campo certamente esperançado em conseguir conquistar a 1ª vitória em solos gêrmanicos frente ao Herta de Berlim. Sinceramente, não duvidava que isso fosse possível, já vi esta época este Benfica jogar bom futebol ( e muito) com um bom resultado (casos do jogo contra o Sporting e o Napoles ). No entanto, temi o pior quando vi um uma cabeça amarela entrar em campo que não a do ( surpreendente) Yebda....
Este lesionou-se no aquecimento e Quique Flores , que desde já lhe dou os meu parabéns pela serenidade que veio trazer ao clube e, sentido de entrega, trabalho e respeito pela camisola, colocou no seu lugar Binya.

Para mim foi uma opção errada, a unica coisa semelhante entre Binya e Yebda é mesmo só a cor do cabelo. Binya, com todo o respeito que tenho,como pessoa e jogador, não é jogador para o Benfica. É muito fraco taticamente, técnicamente e tem muita dificuldade em construir jogo incrível , mesmo a destruir é fraco, ocupa-se mais em destruir as pernas dos adversários do que a destruir jogo, causando muitas vezes faltas sem sentido nenhum(não faz uma falta inteligente!).
Se tivermos em conta que ao seu lado iría jogar Katsouranis, um jogador completo que preenche bem o meio campo, mas de certo forma defensivo, era claro que Bynia iria ser uma nulidade naquele meio campo, um vazio!
Carlos Martins devia ter sido a opção inicial, um jogador que pensa bem o jogo, construi e distribui o jogo e ainda é uma boa opção para remates de meia distância.... infelizmente Quique assim não o entendeu, o que até de certa forma compreendo. Jogou pelo seguro e tentou reforçar o meio campo para ganhar o jogo nesse terreno, partindo assim rapidamente para o contra ataques. Mas a verdade é que se Katosouranis recupera uma bola e rapidamente procura um apoio para lançar um contra-ataque, tem Binya ao seu lado que não sabe ler o jogo e o timing para o contra ataque perde-se.... Se é o própria Bynia a recuperar a bola (sem falta, o que raramente acontece) este não tem a displicência de efectuar uma rápida leitura de jogo e, ou perde a bola ou coloca mal a bola para trás travando um ataque e fazendo que o ataque comece todo de novo....Luisão (ou Sidnei) para Jorge Ribeiro ou Maxi, Maxi/Jorge Ribeiro de novo para Binya e Binya lá tem que arranjar uma solução outra vez ( que martírio deve ele pensar quando tem a bola nos pés, até queima), o que torna o jogo muito lento, logo previsivel e sem efeitos práticos. Quando simplesmente cansados daquele " toma lá tu que eu não sei o que fazer" entre Binya, Katsouranis, Maxi, Jorge Ribeiro, Luisão e Sidnei lá vai xutão para as alas ou para os avançados, o que contra os " pequeninos e fraquinhos" alemães tá se mesmo a ver o resultado, nulidade prática da maioria dos ataques e um cansaço e frustação desnecessário para os alas e avançados. Quando isso não acontece, lá vêm os alas buscar jogo ao miolo, mas depois ficam sem ninguém para jogar nas as alas que são importantes e perdem-se ataques, atrás de ataques e, já há muito se sabe quem não ataque sofre....

E foi isso que aconteceu quando Quique decide bem colocar Carlos Martins em campo, mas mal ao tirar para este entrar, o Katsouranis (!) e deixar o Binya? Não vou já começar a criticar o treinador, até porque defendo e aplaudo que os adeptos e a própria equipa tem que perceber que não se começa a construir nada pelo fim, e nesta época o importante é construir uma equipa e introduzir o sistema de jogo, mentalidade e princípios do treinador, mas não é por isso que deixam de existir objectivos nesta época. A nivel internacional passar os grupos é um objectivo e a nivel nacional qualificarnos para a liga dos campeões são objectivos que podem ver-se comprometidos com estas decisões que não compreendo. Espero que ele (Quique) as compreenda e , sendo assim quer dizer que são decisões suas, pensadas, logo pode perceber que estão erradas....se já forem simplesmente burrices, para não dizer incompetências as coisas vão se complicar. No entanto, acredito no valor de Quique e espero que ele aprenda com os seus erros, alías, só se tem a aprender com eles.

Por enquanto, a verdade, tal como Quique disse no final do jogo, "empatar fora de casa é passo em frente". Se tivermos em conta que jogámos fora e na forma como está estruturado este grupo da UEFA (com as equipas a defrontarem-se só uma vez entre si) todos os pontos acumulados são importantes e um ponto fora, é sem dúvida bom.

Os meus parabéns a Nuno Gomes pelo o bom jogo que fez, trabalhou muita para a equipa.
Agora é importante ganhar os jogos em casa e ainda conseguir pontuar no jogo fora!

Força Benfica! Eu acredito!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Mais uma ronda.

Hoje começa mais uma ronda, desta única e fantástica Liga! A Liga Dos Campeões.
Com duas equipas Portuguesas a representar Portugal, Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Portugal só posso deixar de desejar boa sorte e que ganhem os dois aos representantes do futebol Ucraniano, o Shakhtar Donetsk e o Dinamo de Kiev.

O FCP apesar da derrota (humilhante) por 4-0 contra o Arsenal, a verdade é que, como diz e muito bem Jesualdo Ferreira, só se encontra a um ponto do Arsenal e enquanto estes têm hoje a (sempre) dificil deslocação à Turquia contra Roberto Carlos e companhia, o Porto recebe de certa forma mais tranquilo o Dinamo de Kiev, sabendo que se fizer o seu jogo, conquista os três pontos, enquanto o Arsenal vai ter que suar muito para conquistar o mesmo... não me admiraria muito que no final do jogo de hoje o FCP volte à liderança do Grupo G.

Já o Sporting amanhã tem uma deslocação complicada e encontra-se a 3 pontos do líder, o poderoso Barcelona que se desloca ao estádio do Basel como líder incontestado do Grupo C. O Sporting tem que entrar com a noção que precisa de pontar, mas sem correr muitos riscos, o Basel irá provavelmente perder os 3 pontos para o Barcelona, pelo que basta empatar para seguir tranquilamente em segundo lugar.
Por fim não posso deixar de referir o "Duelo de Titãs " de hoje: a vecchia signora Juventus vs o Galático Real Madrid.

Aposto na vitória do Real Madrid

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

E o burro sou eu...???

Não poderia fazer um olhar sobre o mundo sem falar num tema que move milhões, que arrasta multidões para dentro de um estádio e as deixa eufóricos durante (normalmente) 90 minutos. Não só, prende milhões de espectadores a essa caixinha mágica (televisão) e movimenta milhões de euros, sendo um verdadeiro negócio à escala mundial.... o Futebol!

Quero deixar já vincada a minha preferência futebolistica, porque isto de amar futebol e se dizer que não se tem preferência clubistica é um paradoxo! (com o devido respeito, Sr.Rui Santos...) Sou Benfiquista (" e isso me envaidece") mas é também verdade que sou um amante de futebol ( e sim, isso é possivel). Sei olhar para um jogo Benfica - Sporting e Benfica-Porto , e se perdermos saber aceitar a derrota ( que espanto!), sei olhar para um jogo do FCP (quando eles jogavam bem à bola, com Mourinho, campeões UEFA E Champions) e aplaudir de pé se jogarem bem, tal como soube elogiar o Sporting quando foram campeões(à uns aninhos) com aquela grande equipa que dava prazer ver jogar.
Adoro o campeonato inglês, que futebol fantástico! Parabéns a todos os portugueses que lá andam, pois estão no melhor campeonato do mundo!Para quem tinha dúvidas ( eu incluído) da capacidade do Mister Scolari conseguir fazer algo de jeito no Chelsea ( de Mourinho!) deve estar agora de queixo caido, pois não só o homem tem se safado, como acabou este fim de semana de bater o record do melhor arranque de sempre do Chelsea, batendo o inevitável arranque de Mourinho!Não vou já entrar em precipitações e dizer que ele está a ser muito melhor de que Mourinho e afinal o que Mourinho conseguiu são fafas contadas.... isso seria não ter a minima noção do Chelsea que Scolari encontrou e o Chelsea que Mourinho herdou. É verdade que jogadores como Terry, Lampard e Joe Cole já lá estavam, mas alguém sabia quem eles eram? Mourinho desenvolveu bastante, jogadores como os citados, mas também Ricardo Carvalho, Chech, Drogba.Não digo que Scolari não está a ter o seu mérito, antes pelo contrário, está a ter e bastante e até já calou as minha criticas interiores ao que iría ele fazer para lá. Só penso é que não se deve esquecer o que Mourinho fez no Chelsea e pensar que chega qualquer um ali e brilha!
Muitas saudades de Scolari já deve ter o nosso "querido" ( mas quem é o que quer ali!?) Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Sr. Gilberto Madaíl, após ter deixado Scolari sair da Selecção e ter a (brilhante) ideia de ir buscar o Prof. Carlos Queiroz....Até simpatizava com o senhor, e achava que muito do sucesso do Manchester lhe era devido, mas as suas escolhas catastróficas desde o 11 escolhido para os jogos, como as opções de banco, às substituições, a juntar a (péssima) campanha que Portugal fez até agora mostraram-me o contrário....Parece que, não é só a mim que os jogos de Portugal têm deixado mal disposto e aziado, é que o Sr. Presidente Madaíl nem conseguiu aguentar o jogo até ao final, pelos vistos teve que ir a correr para a casa de banho......... enfim!Com isto tudo, Scolari, deve estar agora confortavelmente em Londres a treinar o seu Super Chelsea e a pensar: " E o burro sou eu?"

1º post Publicado sobre futebol no meu outro blog.